sábado, 10 de novembro de 2012

Alguém sabe o significado de Refundação?

Um dos termos que mais tenho ouvido nestes últimos dias é a palavra Refundação. Se bem percebi  para o Senhor Primeiro Ministro é a solução milagrosa para se poupar uma quantidade exorbitante de euros, daquelas com imensos dígitos, e deste modo podermos dar um pontapé na crise e na troika.
Pareceu-me que se esta ideia avançar será, para não variar, à custa da redução dos trabalhadores do estado e com cortes na vertente do estado social que deixa de se responsabilizar por uma serie de atribuições e deveres até então agora da sua competência, ou seja, chuta-se aquilo que despesa dá que não tem lucro nem retorno.
Admito que fiquei curiosa e decidi procurar qual o significado desta palavra tão pomposa, não só pela controvérsia que tem provocado entre os vários partidos políticos, como também  porque no meio onde trabalho ouço muitas vezes o termo refundir e refundido para dizer que algo foi ou irá ser tirado, roubado, escondido, ou seja, algo de ilegal e proibido aconteceu  ou irá suceder.
Depois de pesquisar (assumo que não aprofundei muito a coisa), não encontrei uma definição que satisfizesse a minha curiosidade e isso deixou-me bastante preocupada, neste momento estou tentada a acreditar que mais uma vez o governo irá pelo caminho errado, com consequências gravíssimas para todos nós portugueses.
Por norma não gosto de escrever sobre este tipo de assuntos, até porque encaro este espaço como um local  onde só entra a "crise" que eu entender, mas esta coisa da Refundação do Estado cheira-me a esturro e gostaria de saber outras opiniões sobre isto.

Sem comentários: