quarta-feira, 16 de maio de 2012

Beleza a quanto obrigas!

Esta semana vi uma reportagem no canal travel que me deixou a pensar. A reportagem foi sobre pessoas que não olhavam a meios para modificarem o seu corpo e, para tal submeteram-se a cirurgias plásticas sem parar, tudo porque nunca ficavam satisfeitas com o resultado. Claro que havia mulheres que aumentaram o peito exageradamente até ao ponto de colocarem em risco a própria vida, tiraram costelas para a cintura ficar mais fina, aumentaram o rabo, etc, etc. Apareceram  também situações relacionadas com anorexia, mudanças de sexo e outras situações sobejamente conhecidas mas o que me deixou verdadeiramente espantada foi saber que existiam mulheres dispostas a tudo apenas para crescerem uns centímetros.
Na Rússia existe uma clínica que se dedica a fazer aumentos nas pernas de forma a que no fim see cresça um bocadinho. A reportagem descrevia o drama vivido por uma rapariga de 18 anos apenas porque media 1.60cm, o que a levava a sentir-se inferior em relação às amigas. Então para crescer 2,5cm em altura permitiu que lhe partissem as pernas, durante a intervenção cirúrgica, e lhe colocassem uns ferros expansores (não sei qual o termo correcto) e durante meses com muita dor à mistura os ossos foram esticados até atingirem a medida desejada. Só depois de atingida a medida é que era permitido aos ossos sararem.
Sinceramente fiquei chocada com isto...como é que possível alguém sujeitar-se a este tipo de sofrimento verdadeiramente atroz, apenas para crescer uns míseros centímetros. Podem dizer-me que se trata de uma questão cultural, já que as mulheres russas são um bocadito para o alto, de uma questão estéctica, de auto-estima, blá blá mas decididamente não me encaixa.
Concordo que qualquer mulher faça uso do que tem ao seu alcance para se sentir bem, melhorar o seu aspecto e quiçá com isso a sua auto-estima mas exageros destes não muito obrigado!

Sem comentários: