domingo, 17 de junho de 2012

Para pensar...

Este fim de semana ao ler um artigo na revista Vogue sobre marcas portuguesas que nos enchem de orgulho dei por mim a pensar que sou uma autentica leiga sobre o que se faz de giro pela minha terra.
O artigo referia-se a  marcas como a Fly, a Xuz, a Cirrone e outras mais,  e eu pensei cá para os meus botões, realmente em vez de gastar dinheiro com produtos estrangeiros porque não começar a ajudar os meus compatriotas?! 
Lembro-me que comprei as minhas primeiras sandálias Fly, há alguns anos atrás, desconhecendo por completo que se tratava de uma marca portuguesa. Sinceramente na altura estava-me borrifando para esse pormenor, apenas estava interessada no conforto e design das sandálias. Continuei a comprar calçado dessa marca e mais tarde é que vi uma reportagem na televisão sobre a Fly e descobri que era portuguesa. Recordo-me na altura de pensar que fulanos com tão bom gosto, podiam era baixar um bocadinho o preço do calçado.
Sempre gostei do calçado dos criadores nacionais e ainda hoje, quando me sobram uns euros, gosto de comprar calçado Luís Onofre, Miguel Vieira e provavelmente compro outras marcas que simplesmente não sei que são nacionais.
Quanto à roupa ai o caso muda de figura, olhando para o meu guarda-roupa não tenho qualquer peça portuguesa e questionei-me sobre isso. A verdade é que apesar de viver numa cidade onde o comércio abunda, poucas são as lojas que investem em marcas nacionais, que me recorde apenas existe uma loja que vende roupa da Sahocco, bem gira por sinal,  juntamente com outras marcas estrangeiras.
 Pelas montras vê-se exposta roupa das marcas Miss Sixty, Killah, Fornarina, Desigual, Denny Rose, Diesel, Guess,  Custo Barcelona, Hoss Intropia, Armani, Dolce&Gabanna e muitas mais. Tudo isto para dizer que mesmo o comércio português pouco ou nada aposta em artigos nacionais.
Quando olho para nomes como a Ruga, a Cirrone, a Sahocco, a Gluen, a Relish (penso que também é portuguesa) pergunto-me o que é que estes nomes têm de português?! E possivelmente tal como eu muitos outros portugueses pensam o mesmo. A resposta talvez esteja no facto da escolha destes nomes se justificar com a internacionalização mais facilitada destes produtos com nomes mais fáceis de pronunciar lá por fora.
O preço destas  marcas não se pode dizer que seja acessível mas toda a roupa que tenha qualidade, design e pormenor não é de forma nenhuma barata.
Se eu e muito mais pessoas compram peças de marcas estrangeiras porque não ajudar os nossos criadores e começar a comprar o que é realmente nosso?!
Sinceramente parece-me que vale o esforço e vocês o que acham?

1 comentário:

MisS disse...

Da próxima vez que vieres cá ao Norte vais à fábrica da Fly, sempre fica mais em conta...