quarta-feira, 22 de agosto de 2012

De volta à Foz do Arelho

Ontem foi dia de voltar à minha praia de sempre que saudades já tinha eu daquela cheiro tão característico e único da Foz do Arelho. Para não variar lá encontrei mais amigos de sempre que como eu, acabam sempre por voltar a este local para reverem o pessoal.
O mar estava revolto como sempre mas enquanto a maré esteve baixa eu e o J não saímos da água, que estava morna, caso raro por estas bandas. Prosseguindo, apesar do mar estar aparentemente calmo, quando a maré começou a encher o caso mudou de figura e, como todo o bom frequentador desta praia sabe, o melhor era mesmo mantermo-nos afastados do mar. Contudo é de realçar mesmo para espanto meu que este ano não faltam nadadores-salvadores por lá mas mesmo com muitos amarelinhos a cuidadarem dos banhistas, placas de informação indicando onde se deve tomar banho e a bandeira amarela há sempre os espertos que teimam em se armar em heróis e ontem mais uma vez não foi excepção. Neste caso foi uma jovem moça estrangeira que apesar das indicações, aventurou-se pelo mar adentro e claro, se não fosse a pronta actuação de um surfista e do nadador-salvador de certeza que acabava por se afogar, porque a corrente era muita e as rochas aproximavam-se perigosamente.
Estas situações tiram-me do sério, esta inconsciência ou melhor burrice mental das pessoas é de bradar aos céus. Será que esta gente não tem amor à vida? Qual é a piada de arriscar desta maneira ao ponto de colocar não só em risco a própria vida, como também a dos outros que no exercício das suas funções ou simplesmente porque querem ajudar, vão até aos parvos que não têm amor pelo seu bem mais precioso.
Acidentes e desgraças na praia também as há, exemplo disso foi a situação de ontem na Praia do Salgado na Nazaré, onde três pessoas passeavam à beira mar e uma onda mais forte os puxou, mas a maior parte das vezes não se trata de desgraças, trata-se apenas deavontade de arriscar, esquecendo-se simplesmente   que na maior parte das vezes o risco não compensa, podendo a coisa acabar da pior forma possível.
Tenham cuidado por favor com o que fazem nas praias, não transformem um momento de lazer por um outro de verdadeiro pesadelo.

Sem comentários: