quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Na urgência do hospital

No sábado passado depois de muito resistir, sim porque tenho pavor ao pessoal da bata branca, tive de ir à urgência do hospital porque já não aguentava mais com dores na axila por causa de um pêlo encravado. 
O maldito pêlo começou a teimar em sair na quinta-feira anterior, só que eu armada em forte pensei que ele ia ganhar a luta e não liguei muito à coisa. Só que em vez de sair, ainda se enterrou mais e começou a formar uma bola horrorosa que não só me incomodava, como também doía como o caraças, de tal forma que lá me decidi a procurar ajuda médica, Assim às três da madrugada estava eu a tremer por todo o lado, pacientemente à espera de ser chamada para a triagem, isto depois de ter pago 17 euros de taxa moderadora.
Quando ouvi o meu nome lá entrei na sala da triagem onde me esperava uma enfermeira com cara de poucos amigos (pensei cá mim, pobre moça deve estar farta de trabalhar), e ainda mal me tinha sentado já a senhora me estava a perguntar qual o problema. Voltei a pensar, porra a moça deve estar mesmo estoirada para demonstrar tão abertamente que me queria dali para fora o mais rapidamente possível. Mal sabia eu que a procissão ainda ia no adro.
Quando lhe expliquei o qual motivo que me levava à urgência hospitalar levei uma descompostura de todo o tamanho, sim porque para a dita enfermeira um simples pêlo encravado não era motivo suficiente para  entupir as urgências, era caso para ser tratado no Centro de Saúde e mais, não só teve a "amabilidade" de me explicar como se tratava de um pêlo encravado, como me alertou que a médica iria ralhar comigo por não me ter dirigido antes ao médico de família.
Tudo isto dito quase sem respirar para não me dar hipótese de defesa, só que teve azar. Comecei a sentir um formigueiro na língua impossível de controlar e, quando me foi permitido dizer alguma coisa expliquei de forma bem simples que, até podia entender que se recorra às urgências por motivo nenhum, mas que mesmo se tratando de um pêlo encravado não era ela que iria questionar o meu desconforto e dor, para além de que, caso não soubesse quando se paga 17 euros para ser consultado, o mínimo exigível é ser atendido com alguma compreensão. Acrescentei ainda que já me bastava a dor que sentia quanto mais ter de ouvir sermões de alguém mal disposto, porque simplesmente não sabia como se devia tratar uma situação destas. Finalizei informando-a que da mesma forma que entrei também podia sair e dirigir-me a outro local  onde com toda a certeza  iria ser atendida e tratada civilizadamente.
Claro que acabei por esperar mais de duas horas para ser atendida mas pelo menos tive o prazer de ser consultada e devidamente medicada por uma médica super querida e atenciosa.
Depois desta comédia sugiro ao Sr Ministro da Saúde que mande colocar nas urgências hospitalares cartazes elucidativos e explicativos, sem recurso à Wikipédia, definindo o que é efectivamente uma urgência, para assim evitar futuramente situações ridículas e espatafúrdias como esta que me aconteceu.
E como a sabedoria não ocupa lugar ficam desde já a saber que, um pêlo encravado trata-se tomando antibiótico (se a coisa não mudou só pode ser vendido mediante receita médica) e Brufen 600, depois do tratamento se o "bola" se mantiver terá de ser drenada com a ajuda de um profissional de saúde. 

Sem comentários: