terça-feira, 17 de julho de 2012

Um dia particularmente dificil

Já  por algumas vezes referi por aqui que tenho um filho com quatro anos que faz as minhas delicias. Claro que como todas as crianças também tem as suas coisas menos boas, algumas particularmente complicadas de gerir e acima de tudo de perceber de onde lhe vêm, nomeadamente as birras repentinas e o constante provocar os amiguinhos na escolinha.
Eu sei que isto de educar é uma tarefa bastante difícil e na verdade, não há formulas milagrosas,  o que hoje até pode resultar,  amanhã já não resulta, mas assumo que tudo isto causa-me uma sensação de impotência que me deixa louca.
Recentemente foram-lhe diagnosticados uma coisa chamada de Terrores Nocturnos(algo muito pior que os pesadelos que provoca grande sofrimento nas crianças), inclusive está a ser medicado a esse nível mas, apesar de em casa a situação estar bem mais calma e as noites muito mais serenas, no jardim a situação mantém-se inalterada. Todos os dias tenho alguma queixa, ou porque fez alguma birra, ou porque bateu nos coleguinhas, ou porque não sabe perder, ou então simplesmente porque o dia foi tão calmo que também é de estranhar.
Ontem foi mais um desses dias, ou seja hoje de manhã quando o deixei na escolinha foi-me mais uma vez relatada uma birra terrível, daquelas de pôr os cabelos em pé. Por acaso achava que já tinha ultrapassado este sentimento de angústia quando me relatavam estas situações, até porque agora tenho um diagnóstico e finalmente tinha começado a ver mudanças no comportamento do meu miniatura, mas na verdade não só não o ultrapassei como também continuo a sentir grande dificuldade em gerir tudo isto.
Tenho a noção que ao fim de quatros anos perdida sobre o que se passava efectivamente com o meu filhote, agora estou numa fase de recomeço na educação dele e, sinceramente sentia que estava no bom caminho mas afinal se calhar não é bem assim. 
O pior mesmo é não saber mais o que posso fazer para contrariar, ou atenuar tudo isto.
As sábias palavras da minha colega e amiga MD quando partilhava o meu sentir com ela foram uma bênção, conseguiram abrir-me os olhos e não desistir de educar o meu filho da melhor forma que posso e sei, com a consciência que até posso errar mas pelo menos não desisti, e acima de tudo que tenho de valorizar as minhas/nossas pequenas vitórias  (obrigada MD), e que amanhã será outro dia.
Vamos ver que surpresas o miniatura irá reservar para mim para tornarem o meu dia particularmente feliz.

Sem comentários: